05/10 – Dia do Empreendedor – Dicas para empreender na confeitaria
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Empreender na confeitaria pode ser uma ideia deliciosa! Muitos começam com um docinho para conseguir uma renda extra, mas o negócio acaba crescendo. Por isso, é fundamental possuir outros conhecimentos além de receitas deliciosas e o “mão na massa”, como um plano de negócios bem elaborado que inclua pesquisa de mercado e custos de operação, por exemplo.
A profissão promete muitos desafios e no início pode ocorrer alguns erros, mas é muito gratificante ver o seu negócio crescer e prosperar. Neste dia do Empreendedor, vamos deixar algumas dicas para ajudar você a começar e ter sucesso nesse ramo com muita doçura.
Pesquisa de mercado: antes de começar, faça uma pesquisa de mercado para entender a demanda por produtos de confeitaria na sua região. Identifique seus concorrentes e seu público alvo. Pesquise também seu espaço físico, avalie se a localização é de fácil acesso para entrega de insumos e confortável para seus clientes.
Dica extra: nunca deixe de continuar pesquisando, seja tendências ou comportamento externo do mercado. Por exemplo, a pandemia diminuiu drasticamente diversos eventos e comércio. Mas impulsionou o delivery. Esteja atento a essas mudanças e adaptações. Isso faz parte dos desafios constantes.
Plano de negócios: crie um plano de negócios sólido que inclua detalhes sobre sua proposta de valor, metas financeiras, estratégias de marketing, custos de operação, fixos e variáveis e projeções de lucros.
Precificação: se aventurar nas produções sem precificar corretamente seus produtos pode acabar gerando prejuízos. Um erro frequente é se basear no preço da concorrência ou multiplicar seu custo de produção por 3. O caminho não é esse. A precificação envolve o preenchimento da ficha técnica para alinhar todos os ingredientes utilizados e quantidade para cada receita, custos fixos e variáveis e outros fatores externos que devem ser estudados. Procure um profissional que possa te dar um direcionamento.
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Legislação e regulamentação: familiarize-se com as regulamentações locais de segurança alimentar e obtenha todas as licenças necessárias para operar legalmente.Sem isso a sua confeitaria não pode operar.
Prefira produtos de alta qualidade: use ingredientes de alta qualidade para garantir que seus produtos tenham um sabor excepcional e mantenha o padrão sempre. Os clientes devem saber que podem esperar a mesma excelência sempre que comprarem de você.
Crie um cardápio variado, criativo e acessível: ofereça uma variedade de produtos, desde bolos e doces tradicionais, mas sempre teste combinações de sabores para se destacar no mercado. Também é legal oferecer pelo menos alguma versão vegana e sem glúten, para atender a diferentes gostos e restrições.
Busque referências, mas crie sua própria identidade: é normal se inspirar em profissionais que já alcançaram o sucesso, mas não esqueça de criar a sua própria identidade.
Invista na apresentação e marketing: invista na apresentação dos seus produtos. Um design atraente e uma embalagem prática podem aumentar seu apelo visual e atrair mais clientes. A boa apresentação aliada com fotos de qualidade, acaba ajudando na divulgação dos seus produtos nas redes sociais.
O atendimento excelente faz toda a diferença: nunca deixe de oferecer um excelente atendimento ao clientes. Afinal, clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar seus produtos para outros.
Nunca deixe de buscar conhecimento: garanta as habilidades necessárias para o seu negócio e busque cursos de confeitaria para aprimorar suas técnicas. Na Maria Chocolate temos cursos presenciais com excelentes profissionais que demonstram técnicas de forma prática e receitas maravilhosas para você se inspirar. Confira! Temos cursos a partir de R$10,00.
Fique atento às flutuações sazonais e nas datas comemorativas: datas como a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal são as mais esperadas pelos confeiteiros, é a data em que a procura por doces para presentear é muito maior e o lucro também. Monte o seu cardápio e sua estratégia de vendas e aproveite ao máximo para faturar alto! Tenha atenção também no clima, ofereça sobremesas mais leves para o verão e opções quentinhas e cremosas para o inverno.
Gestão de tempo: organizar e otimizar o tempo é uma estratégia essencial para o sucesso da confeitaria. Para não ser engolida pelas tarefas do dia, procure sempre organizar tudo com antecedência. Você vai sentir isso principalmente nas datas comemorativas, onde a demanda aumenta. Lembre-se de respeitar seus limites pessoais e de produção. Não adianta querer dar conta de mais um pedido sem ter um espaço apropriado para isso.
Gestão financeira: mantenha um controle rigoroso das suas finanças, incluindo as receitas, despesas e o fluxo de caixa. Além de ajudar a tomar decisões, você ficará por dentro da saúde financeira do seu negócio.
Ampliando a rede de clientes: existem diversas formas de ampliar seus clientes, além das recomendações espontâneas para outros clientes (consequência do seu trabalho de qualidade) mas também por parcerias com cafeterias e restaurantes que vão servir como vitrine para seus doces.
Lembre-se de que empreender na confeitaria pode ser um desafio e tanto, muitas vezes requer tempo para construir uma base sólida de clientes. Mas com paixão, talento, dedicação e um plano bem elaborado, você pode criar um negócio de sucesso. Esteja aberto ao feedback dos clientes e use isso para melhorar seus produtos e serviços.
A Maria Chocolate é uma loja de confeitaria com mais de 30 anos de mercado com uma variedade de marcas de chocolate e produtos para confeitaria. Além disso, também contamos com uma estrutura para aulas presenciais com chefs experientes. Conte com a nossa ajuda para alavancar o seu negócio! Conheça nossa loja online e loja física, estamos localizados na Rua Timbiras, 1940. Lourdes – BH.