O que é a ficha técnica e por que você precisa começar a usar?
Compartilhar
Você já usa a Ficha Técnica para fazer suas preparações? Ela é uma ferramenta essencial para padronizar suas receitas. E, se tratando da confeitaria, as quantidades dos ingredientes precisam ser exatas para garantir o mesmo sabor e aparência de altíssima qualidade.
Se você ainda não conhece essa forma de organizar suas receitas, não se preocupe! Em nosso blog você vai ficar sabendo de todas as vantagens e o passo a passo para colocar em prática e otimizar sua produção agora mesmo.
O que é a ficha técnica e para que serve?
A ficha técnica é uma ferramenta simples, mas que traz um grande impacto para quem quer profissionalizar suas encomendas. É nela que você vai registrar quais são os ingredientes utilizados na receita, a quantidade exata de cada um e até mesmo o modo de preparo e a apresentação.
Esta ferramenta também auxilia no objetivo de saber exatamente o custo de cada produto em seu cardápio, dessa forma, você conseguirá controlar melhor as despesas e lucros do seu negócio.
Aproveitando a dica, aqui na Maria Chocolate você pode baixar gratuitamente um e-book sobre CUSTOS E PRECIFICAÇÃO para saber como precificar seu produto da maneira correta e lucrativa.
Vantagens
Ter em mãos uma ficha técnica completa, permite identificar rapidamente qualquer problema na produção, pois ela minimiza os erros e evita desperdícios. Além disso, a ferramenta ainda consegue padronizar suas receitas e com isso, trazer uma economia de tempo e controle do estoque. Pensando no futuro, quando a sua empresa crescer e começar a contratar mais funcionários sendo necessário treiná-los, ter todo o processo documentado será um grande diferencial estratégico.
Aprenda o passo a passo para fazer a sua Ficha Técnica
A Ficha Técnica deve ser feita para cada produto do seu cardápio e pode ser feita no Excel. Na planilha, você precisa especificar:
– Nome da receita;
– Data em que a ficha foi criada;
– Foto do produto pronto (para ilustrar e servir como referência);
– Listar TODOS os ingredientes utilizados na receita;
– Especificar as embalagens;
– Modo de preparo;
– Tempo de preparo detalhado (incluindo utensílios e eletrodomésticos);
– Rendimento (porções);
– Preço de custo da receita e da unidade;
– Preço
Para deixar ainda mais completo você pode catalogar as fichas da forma como preferir (se é doce ou salgado, ovos de páscoa, trufas ou bolos…).
(Exemplo de Ficha Técnica)
A ficha técnica pode e deve ser adotada por qualquer empreendedor que queira ter o controle do negócio e, com as vantagens explicadas, ficou claro a importância de ter tudo documentado, não é?