CARREGANDO

Pesquisar

O que é o creme culinário?

Confeitaria Dicas

O que é o creme culinário?

Compartilhar

Você já ouviu falar do creme culinário?

Ele é uma ótima opção para substituir o creme de leite, o creme culinário tem uma alta viscosidade e rendimento, mas seus benefícios não param por aí. Quer saber o que é e como utilizá-lo? Então acompanhe até o final para você ficar por dentro desta novidade e entender as diferenças entre os cremes de leite tradicionais!

O creme de leite possui pelo menos quatro tipos de variações.

O creme de leite é comercializado com o soro junto ao produto, dando um aspecto mais líquido e vem com uma quantidade de gordura menor, entre 15% a 20%. É mais comum encontrar no mercado com uma porcentagem menor. O creme de leite de caixinha é indicado para receitas onde não requer muita cremosidade ou gordura. Precisa ter cuidado, pois ele pode talhar em contato com ingredientes ácidos, como limão e molho de tomate.

Já o creme de leite de lata é ideal para usar em receitas que precisam da separação do soro, pois nele é possível fazer essa separação. Além disso, o de latinha possui maior gordura e cremosidade. Também precisa tomar cuidado com ingredientes ácidos para não talhar.

O creme de leite fresco, na verdade é pasteurizado, pois passa por um processo de tratamento, na sua lista de ingredientes deve compor um único ingrediente, o creme de leite. Possui mais gordura, podendo chegar a 35%. O cuidado que se deve ter com o creme de leite fresco é que ele deve ser mantido sempre refrigerado e consumido em no máximo 5 dias, pois é altamente perecível. Ele pode ser utilizado em diversas preparações, principalmente as aeradas, pois ele bate chantilly! 

Hoje em dia é possível encontrar versões sem lactose e de soja.

O creme culinário é a nova aposta do mercado. Ele é super versátil e você pode utilizá-lo em diversas receitas, seja doce ou salgada, quente ou fria. Diferente do creme de leite tradicional, ele pode ser levado ao fogo, pois não talha ou separa. Também aceita melhor ingredientes ácidos. Tem uma porcentagem maior de gordura, com cerca de 22%, garantindo maior estrutura e estabilidade no resultado final sem alterar o sabor original.

O creme culinário ainda apresenta melhor custo-benefício e rendimento, já que é um produto mais encorpado e cremoso, por isso não precisa ser usado em grande quantidade para atingir o resultado desejado.

Por tudo isso, ele vem se tornando um produto indispensável para as produções como brigadeiro, tortas, ganaches e molhos.

Quer saber outra forma de utilizar o creme culinário? Confira essa receita de sorvete feita muito prática e saborosa.

Sorvete com Creme culinário 

Ingredientes:

70ml de leite

3g de gelatina incolor

250g de chantilly Gran Finale 

200g de creme culinário Gran Finale

140g de leite condensado

200g de polpa de frutas de sua preferência 

Sugestão: abacaxi, morango, manga

Modo de preparo:

Misture a gelatina no leite e reserve por 5 minutos, depois aqueça no microondas por 25 segundos e reserve. Bata o chantilly em ponto suave, reserve. Numa tigela misture o creme culinário, leite condensado e a gelatina dissolvida. Vai agregando o chantilly aos poucos, mexendo lentamente até incorporar bem. Por último coloque as frutas de sua preferência e leve ao freezer por 6 horas.

O passo a passo completo você pode conferir na live do nosso Instagram!

Gostou? Compartilhe essa dica com um amigo confeiteiro para ele saber dessa novidade também!

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *