CARREGANDO

Pesquisar

Datas do Carnaval e da Páscoa em 2014

Post

Datas do Carnaval e da Páscoa em 2014

Compartilhar

Você também está com a sensação de que o Carnaval e a Páscoa estão demorando demais para chegar esse ano? Pois saiba que isso não é apenas uma sensação, mas um fato!

Infelizmente, tanto a data do Carnaval, quanto a da Páscoa não são fixas e dependem de alguns cálculos para serem definidas. Graças a isso, essas festividades serão comemoradas mais tarde em 2014.

A data do carnaval é estabelecida conforme a data da páscoa. Essa, por sua vez, tem duas origens, uma judaica e outra romana: a primeira diz respeito ao tempo em que Moisés livrou o povo hebreu do Egito. Já para os católicos, a Páscoa é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

Nos primeiros séculos do Catolicismo, o povo usualmente celebrava a Páscoa Católica próxima à Páscoa dos judeus. Contudo, devido às divergências entre esses povos, definiu-se no Concílio de Nicéia (325 d. C.) que a Páscoa seria comemorada no domingo seguinte ao primeiro dia da lua cheia, após o equinócio da primavera no hemisfério norte.

Como essa definição é baseada em um calendário lunar e o calendário que nós usamos é o solar, o dia de Páscoa sempre está entre 22 de março e 25 de abril. Assim, desde a idade média, usam-se algoritmos para fazer esse tipo de cálculo. O nome desses algoritmos é “Computus”, computação em latim.

Dessa forma, teremos que esperar um pouco mais esse ano para pular, dançar, descansar e, claro, comer muitos chocolates!

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *