A origem dos Ovos de Páscoa
Compartilhar


Para muitos povos, o ovo simboliza fertilidade, nascimento e vida. Mas você sabe como e onde surgiu o costume de distribuir ovos durante a Páscoa?
Um pouco de história
Alguns historiadores contam que alguns povos antigos, como os gregos e os egípcios, já tinham o hábito de presentear com ovos coloridos. Outros, porém, acreditam que essa tradição surgiu com os chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera.
Contudo, o ovo só passou a ser um símbolo da Páscoa no século 12, quando na data da quaresma, o superior da Abadia de St. Germain-des-Près ofereceu aos pobres metade dos produtos das terras exploradas, entre eles, muitos ovos, em comemoração a volta de Luís VII das Cruzadas para a França.
Já Eduardo I da Inglaterra oferecia ovos banhados em ouro aos súditos preferidos. Luís XIV de França os mandava, pintados e decorados, como presentes. Isso iniciou a moda de fazê-los artificiais, de madeira, porcelana e metal, contendo alegres surpresas aos presenteados.
Ovos de Chocolate
Os nossos tão famosos e adorados ovos de chocolate foram criados pelos Pâtissiers franceses, que esvaziavam ovos de galinha e os recheavam com chocolate e depois os pintavam por fora.
Os pais, por sua vez, costumavam esconder esses ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate.