CARREGANDO

Pesquisar

A ceia de Natal

Natal Post

A ceia de Natal

Compartilhar

Muitas tradições cercam a ceia de natal e elas podem variar dependendo do país e até mesmo de uma família para outra, com suas próprias receitas secretas feitas especialmente nessa época.

Mas, sem dúvidas, o prato natalino mais comum é o peru. Essa ave é tradicionalmente servida no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e foi “importada” para o natal do Brasil.

Dos portugueses, herdamos a rabanada e o bolinho de bacalhau. Não podemos esquecer também das frutas secas, das nozes e castanhas que são muito consumidas na Europa.

Já o panetone, outro alimento imprescindível na mesa natalina, foi criado na Itália. Uma das versões conta que um padeiro de Milão chamado Tone, em aproximadamente 900 d.C., fez um pão e misturou nele alguns ingredientes como frutas secas e nozes. Esse pão fez muito sucesso e ficou conhecido como pane di Tone.

Uma segunda versão diz que, entre 1300 e 1400, um italiano, também de Milão, chamado Ughetto, estava apaixonado por uma moça que se chamava Adalgisa e, para poder ficar junto dela, empregou-se na padaria de seu pai. Lá, criou um pão especial que conquistou tanto a filha quanto o pai. E assim o pai de Adalgisa “deu a mão dela” a Ughetto.

Com o passar do tempo, o panetone foi ganhando outros ingredientes como o chocolate, para a alegria de muita gente. Além disso, outras receitas com chocolate vêm sendo bem recebidas na ceia, como o pavê trufado de chocolate, charlote de panetone, torta de nozes com chocolate e torta de chocolate com uísque, entre outras.

Deu água na boca? Então confira a nossa receita de panetone e não deixe de acessar o blog Maria Chocolate toda semana. Vamos dar dicas de como recepcionar os convidados, preparar a ceia, decorar a mesa e muito mais!

PANETONE CASEIRO

ESPONJA – FERMENTAÇÃO
Ingredientes
2 envelopes de fermento biológico seco ou 60gr de fermento fresco
3 colheres de sopa de açúcar refinado
1 xícara de chá de leite morno
2 ovos
1 xícara de chá de farinha de trigo
Modo de Preparo
Em um recipiente grande, misture o fermento, o açúcar e a farinha de trigo. Em seguida o leite e os ovos batidos. Cubra com o plástico e deixe crescer.

MASSA
Ingredientes
150 g de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara de chá de açúcar refinado
4 gemas e 1 ovo
3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de canela ou 1 colher de sopa de raspas de laranja
2 colheres de sopa de rum
4 xícaras de chá de farinha de trigo aproximadamente
2 xícaras de chá de frutas cristalizadas, 1 xícara de chá de passas escuras
Modo de Preparo
Em uma batedeira coloque todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo, as frutas e as passas. Bata até obter um creme encorpado. Junte este creme à fermentação e aos poucos adicione a farinha de trigo até formar uma massa homogênea. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Depois da massa crescida, junte as frutas e as passas, divida a massa em três partes. Coloque na forma de panetone e deixe crescer novamente. Em seguida leve ao forno médio (180ºC) por aproximadamente 40 minutos.

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *