CARREGANDO

Pesquisar

O que é o CMC?

Post

O que é o CMC?

Compartilhar

Você pode não estar se lembrando desse produto, mas se já trabalhou com pasta americana, bala de goma e tantas outras massas de modelagem, com certeza, já usou o CMC!

O CMC, também chamado de carboximetilcelulose sódico, é um polímero solúvel em água, tanto a frio quanto a quente, derivado de celulose e usado no preparo de vários alimentos na indústria, como bolos, sorvetes, cremes e glacês.

A propriedade mais importante do CMC é a viscosidade, que proporciona maior elasticidade e maciez a massas que levam farinhas que não possuem glúten. Além disso, ele é espessante, estabilizante de fluidos, emulsificante, engomante, entre outros.

Esse produto apresentado em forma de pó com a coloração branca ou ligeiramente amarela rende muito e não custa quase nada. Na Maria Chocolate você encontra o CMC em pequenos potes fáceis de transportar e armazenar.

Gostou? Conta para a gente em qual receita você usou o CMC!

Tags:
Artigo anterior
Próximo artigo

Você pode gostar também

4 Comments

  1. Elza 11 de junho de 2020

    Posso usar cmc para fazer pão de ló?

    Responder
    1. Maria Chocolate 24 de novembro de 2020

      O C.M.C. Arcólor age como espessante, estabilizante (aglutinante) e agente de corpo em diversos segmentos da área alimentícia como: congelados, cremes, maioneses, margarinas, alimentos dietéticos, sopas e sobremesas em pó ou prontos, bebidas em geral, sucos de frutas e refrescos. Não é necessário usar no pão de ló.

  2. Alice Santos 30 de julho de 2020

    Oi,conheci cmc com um amigo que usa para fazer massa de papel machè ♻️, também usada como cola de papel de parede…
    Minha dúvida é,seria esse pó usado como cola o mesmo usado na alimentação??

    Responder
    1. Maria Chocolate 24 de novembro de 2020

      O CMC, também chamado de carboximetilcelulose sódico, é um polímero solúvel em água, tanto a frio quanto a quente, derivado de celulose e usado no preparo de vários alimentos na indústria, como bolos, sorvetes, cremes e glacês. Confira mais sobre o CMC clicando aqui. 😉

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *