CARREGANDO

Pesquisar

Noções básicas para higiene e manipulação de alimentos

Post

Noções básicas para higiene e manipulação de alimentos

Compartilhar

Para desenvolver um trabalho de qualidade na cozinha, você deve observar alguns cuidados com a higiene, manipulação, conservação e armazenagem dos alimentos.

A falta de higiene pode ser a causa de uma série de doenças transmitidas por meio do alimento contaminado. Por isso, todo cuidado é pouco na preparação dos alimentos.

Abaixo listamos os cuidados que você deve ter para garantir a saúde e o bem-estar de seus clientes e familiares.

Cuidados com a higiene pessoal

Culinaristas, chefs, cozinheiros e até você, dona de casa, antes de entrarem na cozinha, devem estar bem limpinhos e sadios. Evite manipular alimentos quando estiver com feridas nas mãos, por exemplo.

Comece lavando bem as mãos com água e sabão e seque com papel toalha. As unhas devem estar sempre bem cortadas, limpas e sem esmalte. Não use anéis, piercings, relógio, pulseiras, entre outros acessórios, quando for manipular alimentos.

Use avental limpo sobre a roupa e prenda os cabelos com touca ou rede para que não caiam fios no que estiver preparando. Já os marmanjos devem usar a barba sempre aparada.

Cuidados com os alimentos

Lave bem as frutas, verduras e legumes em água corrente. No caso de verduras, lave folha por folha e não passe sabão ou detergente. Os legumes e verduras que serão consumidos crus devem ser colocados de molho em uma vasilha com água e solução clorada por 15 a 20 minutos e depois bem enxaguados.

Quando for ao supermercado fazer compra, observe sempre a data de fabricação e validade dos produtos. Além disso, observe o cheiro, a cor e a consistência dos alimentos e despreze aqueles que apresentam sinais de deterioração.

Ao chegar em casa, não apoie ou deixe utensílios e alimentos ensacados diretamente no chão. Nunca utilize latas de alimentos que estiverem estufadas, amassadas, enferrujadas ou vazando e lave-as antes de guardar e abrir, para evitar contaminação.

Alimentos prontos ou muito manipulados não podem ficar em temperatura ambiente por muito tempo, como bolo de aniversário com cremes ou recheios, salpicão, mingau, tortas e salgadinhos.

Como você costuma verificar o tempero dos alimentos? Nada de provar a comida na mão e nem com a mesma colher que estiver usando na reparação!

Os alimentos devem ser descongelados de forma lenta, na parte de baixo da geladeira e nunca em temperatura ambiente. As sobras de alimentos e enlatados devem ser colocadas na geladeira, em recipientes plásticos ou de vidro, limpos e com tampas.

Cuidados com o meio ambiente de trabalho

Já falamos aqui como higienizar sua cozinha, mas vale lembrar que o ambiente deve ser mantido limpo e em ordem.

Não utilize pratos, travessas, e copos lascados ou trincados e não deixe utensílios expostos à poeira.

Use saco de lixo nas lixeiras e as mantenha limpas e fechadas.

Seguindo esses cuidados você tem tudo para receber muitos elogios!

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Histórias relacionadas