CARREGANDO

Pesquisar

Histórias do Pão de Mel

Post

Histórias do Pão de Mel

Compartilhar

Todo mundo conhece pão de mel, não é mesmo? Mas poucos conhecem as histórias de como esse bolo recheado surgiu.

Há duas versões: a primeira conta que o pão de mel nasceu na Rússia por volta do século IX e era chamado de “pryanik“. Ele era uma mistura de farinha, suco de frutas e mel. Mais tarde, lá pelos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio, como: canela, nozes, gengibre, frutas secas, entre outros.

Com o tempo, a receita se espalhou e em cada região que o pryanik fora introduzido, ganhava um jeitinho diferente de ser preparado e assado. Ele era feito em vários formatos, desde animais, para enfeitar as árvores de natal, até alguns formatos próprios para casamentos, festas, celebrações, datas especiais e, olhe só que curioso, eram também ofertados em formato de anjos para doentes, com o objetivo de curar a pessoa.

A outra versão dessa guloseima nos diz que o pão de mel é um doce de origem europeia, elaborado à base de mel, farinha de trigo, chocolate, manteiga, especiarias e ovos. Nesse caso, os culinaristas europeus descobriram que o pão de especiarias poderia ser coberto com chocolate derretido para prolongar o seu sabor e umidade.

Atualmente, o pão de mel é apreciado em todo o mundo, com ou sem cobertura de chocolate e com diferentes recheios. Sem falar nas várias decorações em que podemos encontrá-lo. Normalmente, a produção é caseira e os preços são variados.

Confira a receita de Pão de Mel Tradicional de Doce de Leite com Nozes desenvolvida pela Chef Ana Costa e nos conte o que você acha desse doce!

pão de mel

Massa

Ingredientes:
– ½ xícara (chá) de Mel
– 2 colheres (sopa) de Manteiga sem sal
– ¼ xícara (chá) de Açúcar Mascavo
– 1/2 xícara (chá) de Açúcar Refinado
– 1 colher (chá) de Cravo em Pó
– 1 colher (chá) de Canela em Pó
– 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Mavalério 50% de Cacau
– 1 colher (sobremesa) de Bicarbonato de Sódio dissolvido
– 1 xícara (chá) de Leite
– 3 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Renata

Recheio

Ingredientes:

500g e Doce de Leite
250g de Nozes

Calda

Ingredientes:

½ lata de Leite Condensado
¼ xícara (chá) de Licor de Cacau

Modo de Preparo
Massa: numa tigela, coloque e misture com uma colher o mel, a manteiga derretida, o açúcar mascavo, o açúcar, as especiarias e o chocolate em pó, misture bem e reserve. Adicione o leite e alterne com a farinha de trigo. Misture bem e leve para assar em forminhas próprias para pão de mel, em forno preaquecido a 180º C.

Recheio: misture os ingredientes.

Rendimento: 40 pães de mel (aproximadamente) em forma redonda tamanho padrão.

Tempo total de preparo: aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Quer se especializar e aprender muito mais sobre pão de mel e outras maravilhas do mundo da culinária, clique aqui e confira a vasta gama de cursos que temos para você!

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Histórias relacionadas