CARREGANDO

Pesquisar

Cozinha limpa e higienizada

Dicas

Cozinha limpa e higienizada

Compartilhar

A preparação dos alimentos exige muito mais que amor e vontade para fazê-los. A limpeza da cozinha e a higienização dos utensílios domésticos influenciam diretamente na qualidade desses quitutes.

Por isso, para começar, observe as paredes e azulejos desse ambiente. Caso haja algum desgaste do rejunte ou trinca, utilize cola de vedação para evitar o surgimento de formigas e baratas que podem trazer sujeira e doenças para a sua família.

No geral, a faxina da cozinha deve ser realizada por meio da varredura úmida, ou seja, nada de usar vassouras que farão a poeira subir, opte apenas por um pano, água e detergente.

Sabe aquela lixeirinha que você coloca sobre a pia, que, além de ser prática, decora o ambiente? Se livre dela! Esse único item pode contaminar os alimentos com fungos e bactérias, devido a proximidade com eles e por “convidar” os insetos.

Tenha sempre dois panos, um para secar os utensílios e outro para secar as mãos. Além disso, não se esqueça de trocá-los diariamente. A lavagem dos panos pode ser feita com o sabão de sua preferência e depois devem ser fervidos para retirar resquícios de gordura.

E por falar em gordura, retire todo o resto de alimentos dos utensílios antes de lavá-los e inicie essa tarefa pelos objetos sem gordura. Além disso, os ralos devem ter telas de proteção para evitar o entupimento dos canos e ser limpos, com freqüência, com uma mistura de água quente e vinagre.

Vale ressaltar, que você deve ter duas esponjas, uma para a lavagem dos utensílios sem gordura, como copos e xícaras, e outra para os com gordura, como pratos e panelas.

Outro item que você deve prestar bastante atenção são essas esponjas, devido a grande quantidade de microrganismos que elas podem armazenar. Para higienizar as esponjas, basta fervê-las pelo menos duas vezes por semana e guardá-las em local seco. O tempo de troca é proporcional ao tanto que ela é usada, mas no máximo em 10 dias você pode substituí-la por outra.

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *