CARREGANDO

Pesquisar

Dia dos Namorados: receitas pra comemorar a data em casa

Dia do Namorados

Dia dos Namorados: receitas pra comemorar a data em casa

Compartilhar

No Brasil, uma data que é tradicionalmente comemorada todo ano, é o dia dos namorados. O dia 13 de junho em nosso calendário, é dedicado à Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, e durante muitos anos o dia anterior (12 de junho) é comemorado pelos casais de namorados, com trocas de presentes e cartões entre os casais de namorados, então ficou conhecido oficialmente como o dia dos namorados.

Neste dia os casais se presenteiam com cartões, chocolates e as demais formas mais românticas para encantar seu parceiro. Para você que trabalha com chocolataria, é uma ótima oportunidade para lucrar bastante, onde você pode abusar da sua criatividade e decorar receitas práticas que irão te fazer vender bastante.

E para você, que não trabalha com chocolataria, mas quer arrasar na sua comemoração do dia dos namorados acompanhado de seu parceiro, nesse post disponibilizaremos uma receita deliciosa de fondue, onde você saboreará um delicioso chocolate e desfrutar de momentos especiais ao lado da pessoa que você ama.

Estamos vivendo um momento muito difícil na atualidade, onde devemos ficar isolados dentro de nossas casas e nos proteger, então o certo a se fazer nesta data tão especial para os casais é comemorar de dentro de casa, onde estarão seguros e poderão aproveitar o tempo juntos. Aproveitem este momento de forma consciente, pois não existe jeito melhor de celebrar o amor do que transformar em um momento único e especial para você e para quem você ama.

Então vamos deixar esta comemoração ainda mais especial com uma deliciosa receita de fondue:

Receita de Fondue de Chocolate

Ingredientes

  • 400g de chocolate ao leite em barra
  • 100g de chocolate meio-amargo
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 cálice de licor de amarula
  • Frutas como: pêssego, pêra, abacaxi, cerejas, morango, uva, etc.
  • Marshmallow

Modo de preparo

  1. Derreta o chocolate no micro-ondas em um recipiente de vidro próprio.
  2. Deixe em potência média por 1 minuto e meio, retire e veja se dá para mexer o chocolate até ficar bem derretido.
  3. Misture o licor e o creme de leite.
  4. Mexa até ficar com uma consistência cremosa.
  5. Transfira a mistura para o réchaud (recipiente próprio para fondue), disponha as frutas e marshmallows em vasilhas e deixe que cada pessoa se sirva, espetando na ponta de um garfo de cabo longo um pedaço de fruta e depois mergulhando-o na mistura.

Com esse friozinho de junho, o fondue é uma ótima opção para você ter uma experiência incrível no dia dos namorados, mas além dele tem outras receitas que você pode realizar que irão, sem dúvida, ser uma ótima opção para essa data tão especial.

Uma sobremesa que encanta os casais de todo o mundo são as trufas e os bombons, que são extremamente saborosas e delicadas, algo que você mesmo pode realizar para presentear seu parceiro ou até mesmo para vender e lucrar. Então prepare-se para aprender algumas dicas e essa receita sensacional agora:

Preparo Básico

Banho-maria

Pique o Chocolate e coloque em panela banho-maria e reserve.

Coloque a água em outra panela e leve para aquecer, quando começar a criar bolhinhas na água desligue. Nunca trabalhe com a água muito quente, no máximo 50° graus (a mão deve suportar o calor). Então leve o chocolate no banho-maria até derreter por completo.

Micro-ondas

Pique o Chocolate em pedaços de 100grcoloque em um recipiente próprio para micro-ondas. Leve pra derreter em potência média, por 30 segundos, retire do micro-ondas, verifique se o chocolate está mole com a ajuda de uma espátula, se estiver mexa bem até homogeneizá-lo por inteiro. Se não, retorne mais vezes ao micro-ondas sempre em potência média por 30 segundos até que amoleça por completo.

Dicas importantes

  • O chocolate em contato com água ou em ambiente úmido, ficam como uma pasta (poroso, viscoso)
  • O chocolate queima em contato com muito calor (acima de 60 °)
  • Use sempre utensílios 100% secos
  • Cuidado com o vapor de água, não use refratário de banho-maria maior que o refratário que usará para derreter o chocolate.
  • Use luvas para manuseio do chocolate principalmente na embalagem dos produtos!

E que tal aprender a fazer deliciosas trufas e bombons? Vamos lá!

Trufas

Modelando as trufas: as verdadeiras trufas quando fizer a massa retire pequenas porções com ajuda da colher e irregular envolva-as no cacau em pó.

Para dar um toque e uma fina casquinha de chocolate, ao fazer as massas de trufas, modelamos e banhamos artesanalmente uma a uma na cobertura de chocolate.

Banhando trufas

Derretimento do Chocolate ou Cobertura de Chocolate: pegue uma placa de alumínio cubra com papel-manteiga. Use garfo para banho em seguida banhe o que estiver produzindo levando em seguida à geladeira para a cristalização correta do Chocolate.

Moldando o Chocolate

Com a Cobertura de Chocolate ou o Chocolate use forminhas de acetato, silicone ou policarbonato. Preencha toda a cavidade da forma desejada dê suaves batidas para retirada de bolhas de ar, em seguida leve à geladeira para a cristalização (secagem do chocolate).

Casquinhas

Com o Chocolate ou Cobertura de Chocolate preencha toda a cavidade da forma escolhida, em seguida retire todo o excesso de chocolate leve à geladeira para secar por 03 minutos, Se tiver usando a Cobertura de chocolate passe uma segunda camada nas laterais da forma e retorne à geladeira por mais 02 minutos. Se for usar o Chocolate puro só necessita fazer esse processo de casquinha uma vez só. Em seguida usando o recheio de sua preferência preencha toda a forminha e feche com chocolate leve novamente é geladeira até a forminha apresentar toda opaca.

Secagem do Chocolate

Ao desinformar e retirar da geladeira bombons, trufas ou peças de chocolate cubra uma bandeja ou placa de alumínio com papel toalha ou papel-manteiga e desinforme as trufas.

Dica: Deixe as peças de chocolate em temperatura ambiente em local seco fresco e arejado por no mínimo 4 horas antes de qualquer embalagem a ser feita.

Finalização e decoração

Após o banho das trufas finalize polvilhando-as ou decorando com chocolate. Algumas opções são açúcar de confeiteiro, cacau em pó, chocolate em pó, nozes, castanhas, coco ralado, frutas secas, cereal, grão de café, granulados, confeitos coloridos, arabescos de chocolate, chocolate raspado.

Conservação das Trufas Confeccionadas

Ao confeccionar as trufas ou bombons trufados conserve sempre em local seco, fresco e arejado longe de umidade e calor excessivo. Dê preferência conservar em caixa de papelão.

Embalagens

Depois de tudo pronto use sempre embalagens para cada tipo de trabalho feito. Existe uma grande variedade e lindas embalagens para trufas. Para Embalar as trufas use: papel chumbo, celofane, caixas de papelão, de acetato ou madeira, saquinhos de celofane, fitas, e etiquetas de trabalho artesanal e de validade e fabricação.

Cobertura das Trufas

350g de Cobertura Fracionada Meio amargo

Cacau em Pó ou Chocolate em Pó 33% cacau

Modo de Preparo

Derreter a Cobertura como feito em sala de aula. Em seguida banhar as trufas no chocolate derretido e levar à geladeira para cristalizar o chocolate, retirar e envolvê-las no Chocolate em pó. Aguardar 02 horas para embalar.

Durabilidade: 10 dias em temperatura ambiente

Embalagem: embalagem própria para trufas

Conservação: depois de pronta conservar em caixa de papelão.

Trufa de Leite em Pó

  • 500g de chocolate branco
  • 150g de leite em pó
  • 100g de creme de leite
  • 50g de leite condensado
  • Aroma de leite
  • 250g de cobertura branca ou ao leite
  • 100g de leite em pó (para passar as trufas)

Modo de fazer

Dissolver o chocolate no banho-maria ou micro-ondas. Fazer a massa e levar à geladeira por 2 horas. Bolear as trufas e em seguida banhe na cobertura ou passe no leite em pó.

Rendimento: 45 a 50 trufas.

Bombom de nozes

  • 790g de Leite Condensado
  • 100g de nozes moídas
  • 20g de Manteiga sem sal
  • 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
  • 20g de glucose
  • 20 ml de licor de chocolate
  • Nozes em metades para decorar
  • 500g de fondant ou cobertura branca para banhar

Modo de fazer

Numa panela, colocar todos os ingredientes exceto as nozes, leve ao fogo. Mexa até desgrudar d a panela acrescentar as nozes. Reserve para esfriar, enrolar os doces e banhar na cobertura escolhida.

Rendimento: 45 bombons.

Agora que você já sabe fazer deliciosas receitas de trufas e bombons, precisa aprender como encantar seu (a) parceiro (a) ao entregar o presente, não é mesmo? A melhor maneira de fazer isso é através da embalagem, pois é onde ele (a) terá o primeiro contato com o presente, então capriche e abuse da sua criatividade e de seu romantismo. Use e abuse dos corações, fitas, laços, tudo aquilo de mais lindo e delicado que seu parceiro merece.

Neste link você encontra lindos modelos de caixas, fitas, e diversos itens decorativos que estão disponíveis na nossa loja online com preços incríveis, para você que está pensando em tirar aquela renda extra nesta data tão especial. Na Maria Chocolate você adquire os melhores produtos pelo melhor preço, sempre buscando a sua satisfação e o seu lucro.

O que você achou destas dicas? Escreva nos comentários aqui embaixo a sua opinião e se você também tem alguma dica para essa data tão especial que está chegando, seu feedback é muito importante 😉

1 Comments

  1. Elaine fonseca da costa 3 de junho de 2020

    Obrigada pela receita amei as dicas

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0