CARREGANDO

Pesquisar

Doces e sobremesas da confeitaria francesa

Post

Doces e sobremesas da confeitaria francesa

Compartilhar

Quando se fala de gastronomia, imediatamente lembramos da França, país onde tudo na cozinha começou. Lá a alimentação é um aspecto cultural muito importante e a sobremesa tem um papel tão relevante quanto o prato principal. Por isso, a confeitaria francesa é considerada uma das melhores e mais requintadas do mundo. Ela apresenta técnicas precisas e um estilo único que resultam em doces deliciosos, com um perfeito contraste de sabores e texturas que são consideradas verdadeiras obras de arte que fascinam os olhos e o paladar.

Profiteroles, mousses e crêpes, são as sobremesas francesas mais conhecidas no Brasil. Além deles, existem inúmeros outros que completam a lista das criações francesas que fazem sucesso por aqui, podemos citar os também deliciosos macarons, os gateaux de voyage, os merveilleux e os éclairs. Você conhece algum deles? Hoje nós vamos apresentar cada um para você. Confira:

MACARONS

Esses biscoitinhos de merengue são um clássico da culinária francesa. São leves, crocantes por fora, úmidos e macios por dentro. Além disso, são lindos e cada um lembra um mini-hambúrguer doce. Podem ser encontrados em diversas cores e sabores, o que desperta ainda mais a curiosidade das pessoas. As opções mais comuns são: chocolate, pistache, baunilha, café, limão siciliano, caramelo e coco. 

macarons

GATEAUX DE VOYAGE

Em português, gateaux de voyage significa “bolos de viagem”. Esse nome foi dado pelos franceses devido à durabilidade do quitute fora da geladeira. Esses bolos são releituras dos bolos caseiros e têm uma apresentação moderna e diferenciada. São macios, saborosos e ideais para se levar em viagens, piqueniques e chás da tarde. 

gateaux de voyage 3

ÉCLAIR

O Éclair é a nossa famosa bomba de chocolate e é uma das sobremesas francesas de maior sucesso por aqui. Ela é feita com a tradicional massa choux e leva um recheio bem gostoso e cremoso. Na França , costuma ser recheada com chocolate mais amargo, mas a massa pode receber diversos sabores de acordo com a criatividade do cozinheiro. Uma coisa é certa, não importa se o éclair é de chocolate, baunilha ou maracujá, ele sempre é um doce irresistível e saboroso.

éclair 2

MERVEILLEUX

Esse doce típico do norte da França agrada e muito ao paladar brasileiro. É feito basicamente de suspiro coberto por um chantilly e chocolate, sendo que o chocolate pode ser substituído por vários outros ingredientes como café, cerejas ou avelã.

mervellieux 3

Confira, uma receita de Mousse de Chocolate Francesa de dar água na boca:

Ingredientes

  • 300g de chocolate meio amargo

  • 5 gemas

  • 1 1/2 xícara (chá) de açúcar (diminua se usar chocolate ao leite)

  • 1 lata de creme de leite

  • 5 claras

Modo de preparo

  • Derreta o chocolate em banho maria.

  • Reserve.

  • Bata as gemas com o açúcar até o ponto de gemada, junte o creme de leite (com o soro) e o chocolate derretido.

  • Bata as claras em neve e junte ao creme.

  • Mexa delicadamente com uma colher furada (use um fouet).

  • Você pode distribuir em tacinhas ou colocar em um recipiente maior.

  • Leve para gelar.

  • Antes de servir, decore com raspas de chocolate e cerejas.

(fonte: https://www.comidaereceitas.com.br/musses/mousse-francesa-de-chocolate.html)

mousse chocolate

1 Comments

  1. Daiana 11 de junho de 2020

    Que legal!

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0