Dicas para trabalhar com pasta americana

Share

A pasta americana é uma das coberturas mais usadas para confeitar bolos de eventos sociais como aniversários, casamentos e bodas. Ela proporciona um efeito liso bem legal e é ideal para modelar com perfeição.

Além disso, a pasta americana conserva o bolo por muito mais tempo que outras coberturas. Contudo, ela precisa de alguns cuidados antes, durante e depois do seu preparo.

Se você pretende trabalhar com bolos se liga nessas dicas:

1 – A pasta americana não pode cobrir qualquer receita de bolo, pois o peso da pasta pode deformá-los. Massas como pão de ló ou genoise suportam o peso da pasta.

2 – O ideal é que o bolo tenha no mínimo 8 cm de altura. Por isso, use uma forma alta para fazer a montagem das camadas de bolo e recheio.

3 – Faça 3 camadas finas de recheio ao invés de uma camada grossa. Dessa forma, o bolo ficará mais delicado e você não correrá o risco do recheio vazar. Além disso, não utilize chantilly, mousse ou qualquer outro tipo de recheio que precise estar gelado para manter a textura, escolha sempre recheios mais firmes. Nunca utilize frutas cruas, pois elas podem azedar e ainda soltam líquido que irá alterar a textura da pasta.

4 – O bolo ainda sem a pasta americana pode ser conservado na geladeira desde que esteja coberto com um plástico.

5 – Para ter um bom acabamento o bolo deve ficar em cima de uma base de isopor, com 2 cm de altura e coberta com um laminado próprio para alimentos. Assim, quando for retirá-lo da forma, coloque o isopor por cima e vire-o.

6 – Sempre cubra o bolo com ganache, doce de leite ou gel de confeiteiro, para deixá-lo o mais liso possível antes de cobrir com a pasta.

7 – Certifique-se que o bolo está reto, liso e sem nenhuma imperfeição antes de colocar a pasta americana. Esse é o segredo para que a pasta assente corretamente.

8 – Polvilhe sempre a bancada com amido para manusear a pasta americana e tenha um bom rolo, grande e liso para abrir a pasta.

9 – Abra a pasta com a mesma espessura, ou seja, nem muito grossa, nem muito fina e depois enrole a pasta no rolo e coloque sobre o bolo.

10 – Alise primeiro a parte de cima, utilizando ferramentas próprias para isto. Faça as laterais e retire o excesso com um cortador de pizza ou uma faquinha.

11 – Aguarde pelo menos 1 hora antes de mudar o bolo para o tabuleiro definitivo, pois assim a pasta secará um pouco e não corre o risco de deformar ou ficar marcada.

12 – A pasta americana não suporta umidade, por isso, não coloque o bolo pronto na geladeira.

Vale lembrar que na Maria Chocolate você pode fazer um curso sobre pasta americana, no qual você tem a oportunidade de preparar, manusear e conhecer todos os segredos de como trabalhar com pasta americana.

Por isso, se você ainda ficou com dúvidas, faça sua inscrição!

1 Comment

Evaldina Maria N unes 15 de setembro de 2020 - 19:40

Gostei muito das dicas, obrigada

Post Comment