Brigadeiro: o doce brasileiro!

Share

O brigadeiro não pode faltar nas festas infantis e é o primeiro doce que aprendemos a fazer. Mas você sabia que essa delícia é uma invenção brasileira?

Acredita-se que ele tenha sido feito na década de 20 ou de 30 em São Paulo, devido ao fato das fábricas de leite condensado e chocolate em pó terem se concentrado nessa cidade.

Além disso, no começo, e ainda no sul do país, ele era apelidado de “negrinho”. Daí você deve estar se perguntando de onde veio o nome “brigadeiro”?

Bem, conta a história que em 1945, durante uma campanha eleitoral do candidato a presidência da República, Brigadeiro Eduardo Gomes, as moças da época preparavam negrinhos em casa e os vendiam nas ruas com o nome de brigadeiro, fazendo alusão ao slogan “Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro” e destinando o dinheiro da venda ao fundo da campanha.

Atualmente, possuímos uma infinidade de receitas e sabores de brigadeiro para serem servidos nos mais diversos eventos. Contudo, existem alguns segredos na sua elaboração.

Para se ter um docinho de textura macia você deve deixar a massa cozinhar menos tempo. Caso contrário, ele ficará meio puxa-puxa e grudará nos dentes. Mas se ele for preparado em fogo muito alto e não houver um movimento uniforme da colher na panela, o açúcar do leite condensado carameliza e forma pequenas bolinhas crocantes na massa.

E aí, como você prefere o seu brigadeiro!