CARREGANDO

Pesquisar

PARA QUE SERVE A ANILINA?

Dicas Post

PARA QUE SERVE A ANILINA?

Compartilhar

No cotidiano de confeitaria e chocolateria, colorir e brincar com cores é muito comum, mas para pessoas que estão iniciando ou desejam fazer decorações coloridas, as variedades existentes podem confundir. Ainda ouvimos questionamentos para que serve a anilina e de como usar esta diversidade de cores.

A anilina trata-se de um corante alimentício de alta concentração, e excelente rendimento. Usado em confeitaria em geral, para colorir macarons, chantilly, pasta americana, cremes, bolos, docinhos finos, cupcakes e chocolates.

 

PROSECCO_shutterstock_62967172

No mercado você encontra três tipos de anilinas, são elas: em pó, líquidas e em gel.

  • Pó: é o mais indicado para colorir misturas que necessitem de coloração, mas sem alterar sua consistência tais como: sorvetes, pipoca doce, maçã do amor e caldas. Você encontra também os corantes em pós decorativos que são utilizados para revestimento e detalhes em flores de açúcar, decoração de bolos, docinhos finos, cupcakes, macarons, trufas e bombons.

 

  • Líquidas: são anilinas que transmitem às preparações, novas cores ou exaltam as que elas já possuem, com a finalidade de melhorar o seu aspecto. Podem ser aplicados em massas, doces, confeitos e bebidas.

 

  • Gel: É um corante que possui a consistência apropriada permitindo uma coloração rápida e fácil, não desestabilizando a preparação. Rende 7 vezes mais que os corantes comuns. Aplicado em cobertura tipo creme (chantilly, glacê, marshmallow), pasta americana, biscuit e massas.

 

Dos três tipos apresentados acima- em pó, líquida ou em gel, você encontra também a ANILINA PARA CHOCOLATE. É um corante que foi desenvolvido especialmente para aplicação na chocolataria por conter ingredientes que não entrarão em conflito com a gordura da manteiga de cacau.

 

APLICAÇÃO

 

Em chocolates:

Para colorir é muito simples, basta derreter o chocolate e acrescentar a anilina na proporção ideal.

Ao utilizar as anilinas líquidas, dissolva a quantia necessária na base de chocolate derretido.- 1 ml ou 1 g é proporcional a cerca de 24 gotas de corantes.

CHOCOLATE

Na confeitaria:

Para a coloração em confeitaria, as anilinas em pó podem ser diluídas em álcool alimentício ou aroma hidroalcoólico para trabalhos com aerógrafos e/ou ainda misturadas em massas, chantilly e glacês.

banner_corantes_granchef

Dica:

Não utilize a anilina em quantidades excessivas, pode causar mudança no sabor dos alimentos.

 

 

2 Comments

  1. Fernanda Lima 21 de janeiro de 2019

    Seu post é simplesmente sensacional!! Já vi vários sites, mas nenhum é tão completo quanto o seu. AMEI!

    Responder
    1. maria chocolate 22 de janeiro de 2019

      Olá Fernanda, que bom que gostou! 🙂 Aproveite também para ler sobre nossos outros conteúdos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *