CARREGANDO

Pesquisar

PARA QUE SERVE A ANILINA?

Dicas Post

PARA QUE SERVE A ANILINA?

Compartilhar

No cotidiano de confeitaria e chocolateria, colorir e brincar com cores é muito comum, mas para pessoas que estão iniciando ou desejam fazer decorações coloridas, as variedades existentes podem confundir. Ainda ouvimos questionamentos para que serve a anilina e de como usar esta diversidade de cores.

A anilina trata-se de um corante alimentício de alta concentração, e excelente rendimento. Usado em confeitaria em geral, para colorir macarons, chantilly, pasta americana, cremes, bolos, docinhos finos, cupcakes e chocolates.

 

PROSECCO_shutterstock_62967172

No mercado você encontra três tipos de anilinas, são elas: em pó, líquidas e em gel.

  • Pó: é o mais indicado para colorir misturas que necessitem de coloração, mas sem alterar sua consistência tais como: sorvetes, pipoca doce, maçã do amor e caldas. Você encontra também os corantes em pós decorativos que são utilizados para revestimento e detalhes em flores de açúcar, decoração de bolos, docinhos finos, cupcakes, macarons, trufas e bombons.

 

  • Líquidas: são anilinas que transmitem às preparações, novas cores ou exaltam as que elas já possuem, com a finalidade de melhorar o seu aspecto. Podem ser aplicados em massas, doces, confeitos e bebidas.

 

  • Gel: É um corante que possui a consistência apropriada permitindo uma coloração rápida e fácil, não desestabilizando a preparação. Rende 7 vezes mais que os corantes comuns. Aplicado em cobertura tipo creme (chantilly, glacê, marshmallow), pasta americana, biscuit e massas.

 

Dos três tipos apresentados acima- em pó, líquida ou em gel, você encontra também a ANILINA PARA CHOCOLATE. É um corante que foi desenvolvido especialmente para aplicação na chocolataria por conter ingredientes que não entrarão em conflito com a gordura da manteiga de cacau.

 

APLICAÇÃO

 

Em chocolates:

Para colorir é muito simples, basta derreter o chocolate e acrescentar a anilina na proporção ideal.

Ao utilizar as anilinas líquidas, dissolva a quantia necessária na base de chocolate derretido.- 1 ml ou 1 g é proporcional a cerca de 24 gotas de corantes.

CHOCOLATE

Na confeitaria:

Para a coloração em confeitaria, as anilinas em pó podem ser diluídas em álcool alimentício ou aroma hidroalcoólico para trabalhos com aerógrafos e/ou ainda misturadas em massas, chantilly e glacês.

banner_corantes_granchef

Dica:

Não utilize a anilina em quantidades excessivas, pode causar mudança no sabor dos alimentos.

 

 

5 Comments

  1. Fernanda Lima 21 de janeiro de 2019

    Seu post é simplesmente sensacional!! Já vi vários sites, mas nenhum é tão completo quanto o seu. AMEI!

    Responder
    1. maria chocolate 22 de janeiro de 2019

      Olá Fernanda, que bom que gostou! 🙂 Aproveite também para ler sobre nossos outros conteúdos.

  2. Orseni sousa almeida 8 de maio de 2019

    pode se usar anilina no cabelo?

    Responder
  3. Linda Maria De Luca 13 de setembro de 2020

    Muito obrigada.

    Responder
  4. Linda Maria De Lucs 13 de setembro de 2020

    Obrigada pelo esclarecimento.

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *