CARREGANDO

Pesquisar

Panelas: alumínio, ferro ou inox?

Dicas

Panelas: alumínio, ferro ou inox?

Compartilhar

O que você leva em consideração quando compra utensílios domésticos, como panelas? Alguns olham o peso, tamanho, design, marca, preço, mas você já parou para pensar no material que esse objeto é fabricado e como ele pode influenciar no preparo dos alimentos e na sua saúde?

A matéria prima mais utilizada na fabricação de utensílios é o alumínio, graças a sua característica de não oxidar com facilidade. Contudo, esse material libera alguns metais tóxicos. Assim, o ideal é não armazenar alimentos por muito tempo nesses recipientes, pois quanto maior o contato com o alimento, maior a migração.

Alguns estudos comprovam que cozinhar com utensílios de ferro pode beneficiar pessoas que têm anemia, ou seja, deficiência de ferro. Porém, uma pesquisa mostrou que o ferro liberado na comida durante o seu preparo nesse tipo de recipiente é o não-heme, disponível nos vegetais e que é absorvido em menor proporção pelo corpo, do que o ferro heme, presente nos alimentos de origem animal.

Já a liga do aço inoxidável (inox) é uma combinação do ferro com outros dois metais: cromo e níquel, um dos metais mais prejudiciais à saúde. Mas não se preocupe! A liberação desse material durante o cozimento dos alimentos em utensílios de inox é pequena. Além disso, os utensílios de inox são fonte de dois nutrientes: o cromo e o ferro.

E as panelas com revestimento antiaderente? Ainda não há estudos sobre os benefícios e os malefícios desse material. Porém, o que se sabe é que ele apenas impede que o metal-base da sua estrutura migre para a comida.

Tags:

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *