CARREGANDO

Pesquisar

Fat Bloom: o chocolate esbranquiçado.

Dicas Páscoa Post

Fat Bloom: o chocolate esbranquiçado.

Compartilhar

Você já abriu seu pacote de chocolate e se deparou com uma aparência esbranquiçada na superfície dele? Provavelmente você se assustou e imaginou que estivesse mofado, acertamos? Esse é  um efeito que recebe o nome de fat bloom, do inglês, “florescer da gordura”. Sabe porque o fat bloom ocorre? Fique com a gente até o final que vamos tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?

O chocolate pode ficar esbranquiçado quando as gorduras presentes nos chocolates e coberturas tendem a subir para a superfície, isso  ocorre devido a variação de temperatura. Pode ocorrer durante o transporte do produto, ou no momento da armazenagem, tanto na fábrica quanto na loja e também no próprio ambiente de casa. Se tratando do transporte do produto, no caso do chocolate ou cobertura em gotas, o fat bloom  pode ocorrer devido ao próprio atrito de uma gota com a outra.

Vale lembrar que o fat bloom é muito mais comum no outono/inverno pois a temperatura fica variando muito: a noite e de manhã mais frio e durante o dia aquece um pouco. Então, fique atento (a)!

Diante disso, vimos então que esse é um fenômeno muito comum que ocorre com os chocolates, então se a sua dúvida é se pode ou não utilizar o chocolate quando estiver esbranquiçado, pode ficar tranquilo (a), pois o fat bloom não muda o sabor e nem interfere na conservação do chocolate. Você pode derreter o chocolate e fazer seus doces normalmente.

O que não podemos deixar de destacar neste post é que nem todo chocolate esbranquiçado é fat boom. Vamos te ensinar uma forma de como descobrir se é ou não, vamos lá? 

Primeiro confira se o chocolate está com um mau odor. Se não há odor, passe o dedo pela parte esbranquiçado. Ele sai, deixando o chocolate “liso” e o seu dedo levemente gorduroso? Se sim, provavelmente é um caso de fat bloom.

Porém, se você sentiu uma textura granulosa no esbranquiçado, como pequenos cristais, use o chocolate apenas para fazer recheios e ganaches, pois esses pequenos cristais são de açúcar e impedirão uma moldagem correta.

Se o chocolate ou cobertura apresentar um odor fora do comum, não utilize o chocolate e entre em contato com o fabricante do chocolate. E qualquer dúvida estamos a disposição através do nossos canais de atendimento para te ajudar. Combinado? 

O mais importante é você não se esquecer de que ao identificar o fat bloom, ele não interfere no sabor do seu chocolate e permite que você trabalhe com ele perfeitamente. 

E aí, ficou alguma dúvida a respeito do fat bloom? Caso você ainda não tenha entendido como funciona, deixe aqui nos comentários a sua dúvida que iremos ajudar você. Agora que você já entende muito mais sobre essa delícia que é o chocolate, acesse a nossa loja online e conhece as melhores marcas de chocolates e coberturas disponíveis no mercado da chocolataria.

Ah, e conta pra gente se você tem mais alguma dica para ajudar na identificação deste fenômeno, pois além de ajudar a nossa equipe você também vai ajudar seus (as) colegas de profissão que acompanham nosso blog.

Seu feedback é muito importante, então nos diga o que achou do post. Obrigada e até a próxima! 😉

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *