CARREGANDO

Pesquisar

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

Dicas Post

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CHOCOLATE

Compartilhar

Quem nunca parou e pensou: preciso de um chocolate? Essa necessidade, vontade incontrolável por um delicioso chocolate, ocorre frequentemente com mulheres, que afirmam que não há nada melhor para resolver a tensão pré-menstrual – TPM. Muitos veem com maus olhos o consumo regular, sendo considerado ruim e prejudicial à saúde e à balança.

Mas é bom lembrar que tudo em excesso é prejudicial. O segredo para tornar este hábito saudável está, portanto, na quantidade. Consumir chocolate moderadamente pode ajudar a ativar mecanismos cerebrais, liberar hormônios de prazer em nosso organismo e proporcionarmuitos outros benefícios.

Pensando nisso, o blog da Maria Chocolate conversou com a engenheira de alimentos, e também nossa cliente, Patrícia do Carmo Inácio Silva, 32 anos, sobre os benefícios do chocolate. Com experiência na produção e comercialização desta guloseima, Patrícia explica:“Sempre digo que chocolate é uma paixão que vem de séculos atrás, e a cada dia mais seus benefícios são evidenciados, principalmente em relação ao seu efeito positivo sobre o sistema cardiovascular. Issose deve a grande quantidade de flavonóides presentes no cacau, que promove um bom funcionamento dos vasos sanguíneos, combate o colesterol ruim, estimula o cérebro a produzir serotonina, que é uma substância que melhora o humor e ajuda a combater a depressão”, esclarece Patrícia Inácio.

Confira outros pontos positivos do consumo consciente do chocolate:

chocolate

1. Funções cerebrais: O chocolate ajuda na melhora da memória, já que possui cafeína do cacau, trazendo uma maior disposição mental e cognitiva.

2. Bem-estar: Já é sabido que ao saborear chocolate temos uma explosão de sensações prazerosas, e que hormônios como a endorfina e dopamina são liberados em nosso cérebro, caindo em nossa corrente sanguínea e causando sensação de relaxamento instantâneo. Cientistas afirmam que a produção dessas “substâncias do prazer” em níveis adequados é essencial para a saúde física e psicológica.

3. Fluxo Arterial: O consumo do chocolate meio amargo melhora as funções cardiovasculares, por diminuir a coagulação das plaquetas e obstrução de vasos sanguíneos.

4. Coração: Através do beneficiamento do fluxo arterial pelo consumo regular e moderado do chocolate, cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que o consumo do cacau inibe uma enzima no organismo que eleva a pressão arterial.

Na mesma pesquisa identificaram que pessoas sobreviventes de ataques cardíacos que comem chocolate e em quantidades adequadas diminuem o risco de novos ataques do coração em cerca de 66%.

5.  Câncer de intestino: Não é milagroso, mas o chocolate pode ser um bom aliado, já que o cacau possui moléculas chamadas procianidinas que são antioxidantes, ajudando na proteção celular e degeneração do tumor, segundo dados de uma pesquisa realizada em 2008 pela Universidade de George Town – EUA.

6. Na gravidez: O consumo de chocolate pode prevenir a pré-eclâmpsia, que é o aumento da pressão arterial antes do parto, um pesadelo enfrentado por futuras mamães.

Agora que você já sabe os benefícios do chocolate, fique de olho na tabela nutricional disponível nas embalagens, como recomenda a engenheira de alimentos.“O valor nutricional, que é informado através da tabela presente nas embalagens dos alimentos é de grande importância, pois é através dela que o consumidor tira as informações necessárias para fazer suas escolhas. É nela que constam informações do percentual de nutrientes, o que facilita o consumidor na escolha, de acordo com suas necessidades e/ou restrições alimentares, dando assim, mais segurança”, conclui Patrícia.

Então, consuma com consciência, sinta o prazer em saborear um bom chocolate e traga benefícios à sua saúde.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *