CARREGANDO

Pesquisar

Como ser um confeiteiro (a) de sucesso

Sem categoria

Como ser um confeiteiro (a) de sucesso

Compartilhar

O sonho de qualquer pessoa que faz doces e bolos para vender vai muito além do lucro, mas sim ter junto de tudo isso o seu trabalho reconhecido. E você, sabe como chegar ao auge da carreira na confeitaria?

Muita gente almeja os primeiros lugares no ranking de melhor confeiteiro, do dia para noite. Porém são poucos os que chegam lá. A dedicação à profissão é um dos segredos, mas por trás disso existem outros pontos a considerar.

Por onde começar? Bom, esse texto da Maria Chocolate vai te ajudar!

Entenda as noções básicas de culinária

Para começar, se você ainda está dando seus primeiros passos na confeitaria, a primeira coisa é: buscar o conhecimento básico das regras da culinária em geral.

Por exemplo, muitas pessoas fazem produtos em casa, para suas famílias, amigos ou para si mesmo, de forma amadora. Elas sabem o que significa untar uma forma, mas muitas outras não tem noção do que é isso. Não ache que isso não é normal ou motivo de vergonha, afinal, ninguém nasce sabendo ou é obrigado a conhecer os termos culinários

Entretanto, se você deseja ser uma confeiteira (o)  profissional, é preciso conhecer o vocabulário e as terminologias da culinária.

Faça cursos de confeitaria

Não há para onde correr: se você realmente quer se tornar uma confeiteira de sucesso, então é preciso fazer um bom curso de confeitaria. E aqui na Maria Chocolate você encontra vários.

É estudando que você poderá adquirir conhecimento e se especializar mais profundamente na área de confeitaria.

E o que é ensinado em cursos de confeitaria? A seguir mostramos a você!

  • Técnicas indispensáveis para um profissional
  • Truques para assar massas
  • Tipos de massa: massa branca e variações, red velvet, massa de cacau
  • Recheios e coberturas: ganache, creme, buttercream
  • Montagens e decorações: como montar um bolo na forma, bolo com quina irregular, bolos cobertos, etc.
  • Bolos de andar

Você vai aprender desde as técnicas mais básicas até como começar a vender seus produtos, então será, de verdade, um passo a passo completo do zero ao sucesso.

Além de fazer um curso inicial para aprender tudo sobre confeitaria, lembre-se que é muito importante estar atualizando-se constantemente, para que você não fique para trás no mercado e esteja a par das tendências do momento.

Use ingredientes de qualidade

Não existe nenhuma receita, nenhuma técnica e ninguém tão qualificado a ponto de transformar ingredientes de péssima qualidade em bons produtos. Na confeitaria, além de saber fazer uma receita é saber escolher os produtos certos para criá-la.

Isso não quer dizer que você precise comprar os ingredientes mais caros do mercado, que façam seu produto, colocando o seu valor final nas alturas. Você consegue optar entre os melhores custos e benefícios do mercado. 

Divulgue o seu negócio de confeiteira

A propaganda é a alma do negócio. Essa frase faz todo o sentido, já que é por meio dela que você falará ao mundo o que está produzindo.

Não adianta em nada você criar as melhores receitas, bolos e tortas de outro mundo, se ninguém ver ou ouvir falar sobre eles.

Assim, hoje você precisa investir em divulgação e é justamente por isso que deve escolher cursos que tenham aulas direcionadas para essa área.

Criar sites, movimentar redes sociais, investir em mídia e ações de marketing é um dos passos criar um site onde irá divulgar seu trabalho e que será a sua loja online, onde os clientes poderão fazer encomendas, por exemplo.

Por meio dessas ações, você poderá divulgar seu trabalho e ter uma comunicação mais próxima com seus clientes, ajudando na fidelização deles.

Tenha cuidado com as suas postagens, buscando sempre colocar as fotos mais bonitas dos seus produtos e as informações essenciais sobre eles.

Também coloque formas de contato dos clientes com você, além do direct, como é o caso do Whatsapp.

Tudo isso vai ser muito relevante para que você possa alcançar o sucesso como confeiteira de verdade.

Conclusão

A confeitaria é apaixonante. Criar verdadeiras obras primas atrai novos entusiastas. E o objetivo deste texto, é apresentar um passo a passo para servir de norte e pontapé inicial para trilhar o melhor caminho dentro desse universo. 

Neste texto, pensando em tudo isso, nós trouxemos um passo a passo para começar a fazer sucesso na confeitaria. O importante é que você saia daqui com a certeza de realizar cursos, conhecer novas técnicas e buscar novos conhecimentos será primordial para seu sucesso e crescimento.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *