CARREGANDO

Pesquisar

Como escolher o melhor chocolate

Chocolates e Doces Dicas Post

Como escolher o melhor chocolate

Compartilhar

O chocolate se tornou algo constante no nosso dia a dia há muito tempo, não apenas em nossa alimentação, mas também na mídia, na televisão e nas redes sociais por exemplo. Hoje em dia podemos perceber que existe uma grande variedade de marcas e produtos na indústria do chocolate, mas onde e quando foi que isso tudo começou?

Vamos começar lá de trás, e com isso quero dizer há mais ou menos três mil anos, onde foi descoberto o cultivo do cacaueiro. Os dados históricos dizem que durante a época Olmeca, na região entre o México e a América do Sul, o cacau antes de ser um ingrediente para alimentos, ele era usado como bebida. Essa bebida tinha um gosto amargo e se chamava xocoatl, geralmente temperada usando pimenta e baunilha.

Durante a Mesoamérica o cacau teve grande importância econômica, pois as suas sementes eram uma forma importante de divisas e meio de pagamento de tributos. Toda essa importância e fama persistiu durante anos e anos, e continua nos dias atuais. Sendo uma estrela no mundo dos doces, se destacando em diversas áreas da gastronomia.

Com mais de três mil anos de história, o chocolate sofreu muitos processos, experimentos e mudanças, sendo testado de diversas formas seja na consistência como no sabor, e até mesmo com diversos outros tipos de alimento. Você deve estar se perguntando: Com todos esses anos de história e evolução, qual é o melhor chocolate? É isso que iremos ver agora.

Existem tipos de chocolate que são melhores para finalidades diferentes. Por exemplo, para preparar barrinhas de chocolate maciças, ovos de páscoa e recheios cremosos, o ideal é utilizar o chocolate gourmet ou puro, pois ele são mais saborosos. Já para coberturas, banhos de chocolate e casquinhas de bombons e trufas, recomenda-se utilizar o chocolate fracionado.

O chocolate Gourmet é mais saboroso pelo fato de ser constituído apenas por ingredientes especiais, com cacaus selecionados, sem conservantes e somente com a gordura do cacau, ou seja, sem a substituição por gordura vegetal. Os chocolates puros também são de extrema qualidade e com o preço mais acessível ao público, então são muito requisitados. Diferente do chocolate gourmet, o chocolate fracionado tem a presença da gordura vegetal, mas isso deixa ele mais macio, o que é melhor já que ele é usado como uma cobertura.

Uma outra dúvida frequente para os amantes de chocolate, é qual marca deve ser escolhida no momento da compra, mas pra isso deve se levar em consideração para qual finalidade o chocolate vai ser usado. No mercado atual as marcas que estão mais em alta são: Callebaut, Sicao, Carma, Hershey’s, Harald, Mavalério e Puratos.

A Callebaut começou no ano de 1911 em um pequeno vilarejo belga chamado Wieze, onde havia um jovem chamado Octaaf Callebaut, que trabalhava suas receitas de chocolate em segredo. Até que um dia, aquele aroma delicioso despertou a curiosidade de todos. Hoje a Callebaut é uma especialista em chocolate gourmet, trazendo muito sabor e suavidade, acompanhados de extrema qualidade.

Após uma fusão entre Callebaut e Cacao Barry, foi criada em 1997 a Barry Callebaut, que produz mais um dos chocolates da nossa lista: O Sicao. Com sua produção sendo feita por essa empresa renomadíssima, podemos ter certeza de que a qualidade é um dos seus principais fatores, sem contar o delicioso sabor da linha de chocolates puros, que também foram adaptados para as receitas brasileiras.

Hoje o grupo conta com mais uma linha super especial de Chocolates Suiços, os Chocolates Carma possuem sabores irresistíveis e prontos para deixar qualquer momento inesquecível.

Outra marca que é sinônimo para qualidade e sabor é a Harald. Com suas três linhas de fabricação, mostra o quão completo é sua produção. No final do século XIX a família Neugebauer chegava ao Brasil, trazendo toda a tradição do chocolate alemão para inaugurar sua fábrica em 1903, na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

A linha de chocolates gourmet da Harald chama-se Unique. Além de utilizar um plantio de cacau sustentável, a produção dessa linha é única, trazendo o máximo de qualidade e sabor do cacau brasileiro para seus produtos. A Harald também tem suas linhas de produção para chocolates puros e fracionados que são a Melken (puros) e a Top (fracionados).

Já que citamos uma linha de chocolates fracionados, não podemos nos esquecer da Mavalério, a marca especializada em coberturas fracionadas. Fundada em 1969 na cidade de São Paulo por Mário Valério e comprada pelos empresários Bruno Sebastião e Luiz Antônio em 1973, que transformaram uma empresa especializada em cravo, canela, pimenta-do-reino e em um dos maiores nomes na fabricação de produtos para confeitaria dentro e fora do Brasil.

A outra marca adorada pelos culinaristas é a Puratos. Sua qualidade e dedicação ao produzir seu chocolate, é consequência da união familiar presente no Grupo empresarial, que hoje em dia resultou no sucesso para essa organização internacional. Sua linha de chocolates fracionados Norcau e Carat Coverlux são muito famosas, a diferença entre as duas é a presença de ingredientes especiais e mais brilho para o Carat Coverlux, porém a linha Norcau por ter o preço mais acessível se tornou um grande nome entre as concorrentes.

Existem muitos detalhes que diferenciam um chocolate do outro, mas nesse post listamos os principais pontos para você, te ensinando como escolher o melhor chocolate para sua receita. Além disso, disponibilizaremos para você mais essa dica que vai fazer com que você conheça ainda mais sobre o mundo do chocolate e seus preparos.

Você sabe como fazer temperagem de chocolate por tablagem? Então sente-se e prepare-se para aprender agora com a gente!

Temperagem por Tablagem – (pedra ou bancada)

  • Derreta todo o chocolate a ser usado no micro-ondas de 30 em 30 segundos, tomando cuidado para não ultrapassar a faixa de 40 a 45°.
  • Higienize sua bancada e desça com 90% do chocolate para a bancada e vá dando movimento com uso das espátulas, espalhando e juntando o chocolate até o mesmo chegar a 27°. Neste momento volte com o chocolate para o bowl e o chocolate deverá estar na temperatura de trabalho de cada chocolate.
  • Utilizar na temperatura de acordo com cada chocolate. Branco 28 a 29°, ao leite ou blend 29 a 30°, meio amargo 31 a 32°

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a temperagem, assista esse vídeo do nosso canal no Youtube explicando detalhadamente como realizar esse processo. Aproveite e inscreva-se no canal para assistir mais vídeos, e ativando as notificações você sempre receberá as novidades do nosso canal, como receitas e dicas que irão te encantar.

Esperamos ter ajudado você a entender qual é o melhor chocolate. Lembrando que existem vários tipos de chocolate e que depende da finalidade para qual ele vai ser usado para você escolher a marca e o tipo correto. Deixa nos comentários se você gostou da postagem, e se ficou alguma dúvida é só dizer que ajudaremos você!

Artigo anterior

4 Comments

  1. Isabela Cassia Dominical Parra 21 de dezembro de 2019

    Olá adorei o post….Irá me ajudar bastante já que estou começando….Gostaria de saber a melhor marca para se fazer um recheio de chocolate branco? E a melhor para se fazer raspas seja no branco ou preto?

    Responder
    1. Maria Chocolate 24 de dezembro de 2019

      Olá Isabela, bom dia. Ficamos muito satisfeitos em saber do seu contento em relação ao nosso conteúdo. Para recheios de chocolate branco e também para se fazer raspas, sugerimos as marcas Sicao e Harald.

  2. Liliam RAMALHO DE Souza 14 de janeiro de 2020

    Bastante esclarecedota a matéria. Minha dúvida é para fazer um ganache qual chocolate e melhor qual a diferença de cacau 100 e 50 e 30. Quando usa lis?

    Responder
    1. Maria Chocolate 14 de janeiro de 2021

      O Cacau 100% é o cacau puro. Já 50% e 30% são Chocolates em Pó e os números representam a quantidade de cacau que eles possuem.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *