CARREGANDO

Pesquisar

A origem dos açúcares

Dicas

A origem dos açúcares

Compartilhar

Você já se perguntou a respeito da origem do açúcar, quais os tipos e diferenças que existem entre um e o outro?

Resolvi buscar algumas curiosidades a respeito e passar para vocês.

Espero que gostem!

A fabricação do açúcar é um processo derivado do cultivo de uma planta originária do sudeste asiático, trazida ao Brasil pelos portugueses: a cana-de-açúcar.

Ao ser espremida, a cana fornece um caldo de cor esverdeada, a garapa, da qual se extrai, através da evaporação, um xarope ou melado que constitui a base dos diferentes tipos de açúcar: mascavo, demerara, refinado, cristal…

O açúcar bruto, extraído do chamado mel-de-engenho e com coloração entre o marrom e o amarelo é o açúcar mascavo.

O demerara é um açúcar cristalizado, que passa por um refinamento mais leve. Não recebe aditivos químicos e possui cor parecida com o mascavo.

O refinado é o açúcar branco que nós conhecemos. É inicialmente marrom, mas recebe aditivos químicos que o tornam branco. Não possui quase nenhum nutriente.

Já o cristal passa por apenas um processo de refinamento. Os cristais são grandes e transparentes e são difíceis de serem dissolvidos.

Assim como todo alimento orgânico, o açúcar orgânico é produzido através de métodos naturais, sem a presença de fertilizantes químicos e inseticidas. Existem dois tipos de açúcar orgânicos: o claro e o dourado.

A frutose é o típico açúcar das frutas. Também é extraída do milho.

Você sabia que é comum em alguns países o consumo de açúcar feito de… beterraba?!

Existem dois tipos de adoçantes: os naturais e os artificiais. Um bom exemplo de adoçante natural é a frutose, o açúcar extraído das frutas. Quanto aos artificiais, o melhor exemplo é a sacarina.

Artigo escrito pelo Chef Lucas Corazza

Tags:

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *